Qual é a forma do universo?


Se você de alguma forma conseguisse sair do universo, com o que ele pareceria? Os cientistas têm lutado para resolver essa questão, tomando várias medidas diferentes a fim de determinar a geometria do cosmos e se ele virá para um fim. Como eles medem a forma do universo? E o que eles acharam?

A geometria do cosmos

De acordo com a teoria de Einstein da relatividade geral, o próprio espaço pode ser curvado em massa. Como resultado, a densidade do universo — quanto ele se espalhou ao longo de seu volume de massa — determina sua forma, bem como o seu futuro.

Os cientistas calcularam a "densidade crítica" do universo. A densidade crítica é proporcional ao quadrado da constante de Hubble, que é utilizada na medição da taxa de expansão do universo. Comparar a densidade crítica à densidade real pode ajudar os cientistas a entenderem o cosmos. 

Se a densidade real do universo é menor que a densidade crítica, então não há matéria suficiente para deter a expansão do universo, e ele vai expandir para sempre. A forma resultante é curva como a superfície de uma sela. Isso é conhecido como um universo aberto.

Se a densidade real do universo é maior que a densidade crítica, ele contém massa suficiente para eventualmente parar sua expansão. Neste caso, o universo é fechado e finito. Uma vez que o universo pára de expandir, começará a se contrair. Galáxias começarão a se mover para mais perto uma das outras. Eventualmente, o universo passará pelo oposto do Big Bang, muitas vezes chamado do "Big Crunch". Isso é conhecido como um universo fechado.

No entanto, se o universo contém exatamente a massa suficiente para eventualmente deter a expansão, a densidade real do universo será igual a densidade crítica. A taxa de expansão retardará gradualmente, ao longo de uma quantidade infinita de tempo. Nesse caso, o universo é considerado plano.


Fonte(s) » Isto é Física 

Veja Também